Páginas

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Carnavaliá a Alma, podemos GDF?

Adereços carnavalescos, IV Feira Brasília Carnavaliá no dia 22/02/22


Estou eu aqui de volta, depois de alguns anos afastada, para registrar mais um ano sem carnaval. 


Mas não, não, não estamos em lockdown como em 2021 não. Apesar do Covid-19 ainda estar entre nós, a vida já voltou ao normal, bares e festas à todo o vapor. 


Sim, não teremos os blocos de rua e nem desfile das escolas de samba este ano. Mas os bares estão liberados para funcionar e cobrar couvert artístico para as bandas, como já fazem normalmente. No entanto, é bom que não haja nenhum folião, digo, cliente, fantasiado, senão estarão - bar e cliente - infringindo a lei e o estabelecimento poderá ser multado ou até interditado por estar, neste caso, caracterizado como evento de carnaval. 


                                      


Dois anos de pandemia. Dois anos de máscaras, aulas virtuais, trabalho remoto, testes e quarentenas, perdas, pânico, saudades e saúde mental no saco. 


Vejo as lojas do comércio enfeitadas com serpentinas e máscaras como o fazem em todo feriado festivo. As decorações de um feriado nos abraçam à lembrar que está por vir a tão aguardada hora de celebrar algo bom, que merecemos ser felizes, pelo menos naquele momento. 

Campanha Carnavaliá a Alma, Carnaval 2022....


Mas esse ano não tem carnaval a ser decorado, apenas um feriado qualquer com uma programação legal pra você curtir por aí como se nada fosse. 


Entre a cruz e a espada é onde estamos , donos de bares, produtores culturais e foliões. Todos nós queremos e precisamos carnavalizar a vida, a cidade, mas o medo às ameaças do GDF nos faz recuar em respeito à esse setor que é importantíssimo para nossa vida social, cultural e mental, mas que foi super prejudicado durante a pandemia com a falta de incentivo do governo... e mais essa rasteira ninguém aguenta. Dói a alma ter que ver posts pedindo para as pessoas evitarem ir fantasiadas aos eventos. 



E o que é fantasia? 


A justificativa é que pessoas fantasiadas são mais difíceis de controlar, logo estarão dançado e isso é um problema. Mas isso já não acontece normalmente com as pessoas que estão felizes num bar com música ao vivo e sua cervejinha? 🙋‍♀️ 

Desconvocação à um não Bloco de Carnaval às vésperas do início das fiscalizações.


Veja que nem entrei no mérito dos blocos de rua, entendo que há blocos que reúnem metade da população do DF, e realmente acredito que ainda não é a hora. Contudo, bares e festas já estão acontecendo há meses. Tanto que até mesmo no carnaval continuarão a funcionar. Então, qual é o problema mesmo? A fantasia? Sério?! 

Sorrisos brilhantes na IV Feira Brasília Carnavaliá no dia 20/02/22


Há tanta simbologia em uma fantasia, não é mesmo? Fantasia... Carnaval... aqueles 4 dias pagãos onde podemos ser quem quisermos. Esquecer dos problemas, do chefe, até do Bolsonaro! Só brilhar o corpo, a mente e ir. Ouvir, sentir, mover. Ser livre. Ser feliz. Ser a cidade.


Devemos este ano pendurar nossas fantasias? 


Conseguiremos?


#CarnavaliaAalma #EuApoioOCarnvaldeBrasilia #BrasiliaCarnavalia #FeiraCarnavalia #Carnavalbsb22 #CarnavaldeMascara 


Nenhum comentário:

Postar um comentário